MY PROFESSIONAL BLOG

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
job safety technician
REGISTRO MTE SRTE/PR 0011207

ANALISTA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
analyst work safety
REGISTRO CRA/PR: 24 130


CONSULTAR

Carregando...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MAPA DE RISCO


Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.
O Mapa de Riscos deve ser feito obrigatoriamente nas empresas que possuem Cipas, segundo a portaria N.º 5 de 17 de agosto de 1992, do Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, da Secretaria Nacional do Trabalho, órgãos do Ministério do Trabalho e da Administração.

Serve para:
— Conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos
— existentes na empresa.
— Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no
— trabalho na empresa.
— Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção

O Mapa de Riscos é feito pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, após ouvir os trabalhadores de todos os setores produtivos e com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho- SESMT da empresa, quando houver.

É importante Ter uma planta do local, mas, se não houver condições de conseguir, isso não deverá ser um obstáculo: faz-se um desenho simplificado, um esquema ou croqui do local.


Nenhum comentário: